Breve avaliação (3 meses de Blog)
Passados 3 meses no ar, gostaria de agradecer a todos os visitantes e esclarecer alguns pontos relacionados com os objetivos e relacionamentos do Blog com seus visitantes.
Em 1º lugar só encaminho convites para pessoas que, em algum momento, trocaram cartões de visita ou que divulgam publicamente seus e-mails em fóruns de debate sobre o tema governança corporativa, como jornais e revistas. Não se trata de uma lista muito grande, pois são somente as pessoas que atuam no mercado e que identifico como fomentadores das boas práticas de GC. Algumas guardam uma afinidade tão grande que considero amigos de longa data. E todos os convites são enviados como cópia oculta, para preservar a privacidade. Mas, se mesmo assim, algum convidado desejar parar de receber convites sobre novas postagens basta responder a mensagem com um pedido de descadastramento. Isso aconteceu recentemente com um renomado estudioso do tema, aparentemente contrariado com a inclusão na lista, mas que foi prontamente atendido.
Outro aspecto importante está relacionado com as contribuições e comentários dos visitantes. Tenho recebido muitas mensagens diretas para o meu e-mail (algumas até com críticas pesadas), que mantenho em sigilo por razões óbvias. Mas vale lembrar que os comentários podem ser feitos diretamente no Blog com o perfil “anônimo” (ou colocando só o 1º nome). Não vejo problema algum nisso, desde que o comentarista siga as regras básicas de comportamento – utilização de tratamento cordial, sem ofender o autor e os demais visitantes. E não existe qualquer possibilidade de rastreamento; só posso consultar o país de origem do tráfego – e olha que já temos visitantes do Japão e até da Eslovênia (deve ser um brasileiro perdido por lá ou algum esloveno que utiliza a ferramenta de tradução incorporada no Blog).
Por fim, no próprio Blog é possível cadastrar a opção de atualização automática (no link Assinar postagens localizado no final das postagens). E não custa nada lembrar que o Blog não tem objetivo comercial, sendo livre de patrocínios diretos ou indiretos.
Aguardo contribuições para aprimorar esse fórum de debates, além de contar com a participação de todos nas pesquisas interativas, cuja ferramenta permite a visualização do placar de votação em tempo real.
Renato,
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho.
Ricardo Schweitzer de Paula Dias